No Contrabando
Nao contrabando

09/02/2026

Bolsas de nicotina sem estampilha na mira das autoridades

Numa só semana foram registadas apreensões no valor de 3207 gramas de bolsas de nicotina

A GNR, através da Unidade de Ação Fiscal (UAF), divulgou o balanço da sua atividade operacional semanal no âmbito do combate à economia paralela, fraude e evasão fiscal, referente à semana de 12 a 18 de janeiro de 2026. Entre os vários indicadores apresentados, destacam-se as apreensões de produtos de tabaco com nicotina, nomeadamente 7830 cigarros, 3207 gramas e bolsas de nicotina. 

Relativamente às bolsas de nicotina, este é um produto abrangido pelo imposto especial sobre o tabaco desde o dia 1 de janeiro, necessitando, obrigatoriamente, da aposição da estampilha fiscal. 

Estes dados evidenciam a presença de diferentes produtos no mercado ilícito, desde o tabaco convencional (cigarros) até novos produtos, como as bolsas de nicotina. 

Além das apreensões físicas, foram registadas infrações fiscais relacionadas com o tabaco. Em particular, no total de 318 contraordenações levantadas na semana analisada, constam infrações enquadradas nos Impostos Especiais sobre o Consumo (IEC), incluindo o Imposto sobre o Tabaco (IT), com registo de sete ocorrências. 

Estes balanços permitem acompanhar tendências de fiscalização e identificar os produtos mais frequentemente intercetados, servindo igualmente como indicador da atividade de combate ao contrabando e à economia paralela em Portugal.