No Contrabando
Nao contrabando

26/01/2026

Contrabando de tabaco: um desafio global para as alfândegas

A 26 de janeiro celebra-se o Dia Internacional das Alfândegas, uma oportunidade para reconhecer o trabalho daqueles que protegem as nossas fronteiras e garantem um comércio legal e seguro. Entre os seus maiores desafios encontra-se o contrabando de tabaco. 

Contrabando de tabaco, uma prática ilícita que provoca perdas fiscais para o Estado, prejudica o emprego legal e financia outras atividades criminosas. 

Neste contexto, celebra-se a 26 de janeiro o Dia Mundial das Alfândegas, uma data para reconhecer o trabalho crucial daqueles que protegem as nossas fronteiras e combatem atividades ilícitas como o contrabando de tabaco. 

O papel das alfândegas 

As fronteiras determinam os limites territoriais de um país. Todas as pessoas ou mercadorias que atravessam uma fronteira devem passar por um controlo alfandegário, onde são controladas as mercadorias que entram ou saem do território. 

Na União Europeia, desde 1993, não existem fronteiras entre os seus países membros. Isto significa que as mercadorias e as pessoas podem circular livremente dentro da União Europeia sem passar por controlos administrativos na alfândega. No entanto, as alfândegas controlam o comércio com países fora da União Europeia, garantindo o cumprimento das normas e evitando práticas ilegais, como o contrabando. 

Juntos podemos impedir o contrabando de tabaco 

O compromisso de todos é fundamental para um futuro livre de contrabando. Se souber de algum local de venda ilegal de tabaco, pode denunciá-lo anonimamente na nossa caixa de denúncias.