No Contrabando
Nao contrabando

31/03/2025

Desmantelamento da organização internacional de contrabando de tabaco

Nove pessoas foram detidas e mais de 6,5 toneladas de tabaco e 77000 cigarros foram apreendidos. 

Após um ano e meio de investigação, foi desmantelada uma rede criminosa de contrabando de tabaco com ligações internacionais e infra-estruturas logísticas em Espanha e Portugal.  

A operação da Europol foi levada a cabo em coordenação com a Unidade de Ação Fiscal (UAF) da GNR, a Guardia Civil (GC), a Polícia Nacional (CNP) de Salamanca e a Direção-Adjunta de Vigilância Aduaneira (DAVA).  

A rede criminosa alugava camiões para transportar a folha de tabaco adquirida em Itália e depois realizava o processo de manipulação em Espanha (corte, secagem, embalagem e preparação para a distribuição).  

A distribuição era feita em carrinhas alugadas com destino a Portugal e através de empresas de correio em Espanha. A GNR explica que os locais de armazenamento eram utilizados durante dois ou três dias e depois abandonados.  

Durante a operação, foram realizadas 56 buscas em diferentes locais de Espanha e Portugal e detidas nove pessoas de diferentes nacionalidades pelos crimes de contrabando, participação em organização criminosa, branqueamento de capitais, falsificação de documentos e fraude fiscal.  

Além disso, foram apreendidas mais de 6,5 toneladas de tabaco, 77.000 cigarros, 18 veículos, máquinas utilizadas no manuseamento do tabaco, computadores e telemóveis.  

Os factos foram entregues ao Departamento de Investigação Criminal e Ação Penal (DIAP) de Sintra.