No Contrabando
Nao contrabando

27/11/2025

Fortalecendo a luta contra o comércio ilícito de tabaco

A luta contra o comércio ilícito de tabaco requer a cooperação de todos: autoridades, especialistas e cidadãos.  

Na Imperial Brands, estamos comprometidos com a luta contra o comércio ilícito de tabaco. Desde 2024, organizamos o Fórum contra o Contrabando, um evento que reúne autoridades e especialistas das áreas de segurança pública, fiscalidade e economia para analisar os principais problemas e riscos que o contrabando de tabaco representa para a sociedade. 

Este ano, o congresso foi realizado a 18 de junho no Palácio da Independência, em Lisboa, sob o lema «Comércio ilícito de tabaco e contrafação: ameaças à legalidade». Durante o evento, foram abordados diferentes aspetos do contrabando através de dois painéis principais: um centrado no impacto económico e social do contrabando em Portugal e na eficácia das políticas públicas, e outro centrado na supervisão, nos resultados e nas preocupações com a saúde pública. 

O evento contou com a intervenção do Secretário de Estado da Administração Interna, Telmo Correia, que destacou os avanços alcançados na luta contra o contrabando, o aumento dos recursos destinados a combatê-lo e a importância da cooperação entre as autoridades. 

Foram também entregues os Prémios «Não ao Contrabando», que reconheceram o trabalho dos agentes da GNR, da PSP e da ASAE pela sua contribuição na luta contra o comércio ilícito de tabaco. 

 

Denunciar é fundamental para travar a venda ilegal de tabaco

A colaboração dos cidadãos continua a ser fundamental nesta luta. Se souber de um ponto de venda ilegal, denuncie-o! Pode fazê-lo através da nossa caixa de correio