No Contrabando
Nao contrabando

11/04/2024

O Organismo Europeu de Luta Antifraude (OLAF) contribuiu para a apreensão de mais de 600 milhões de cigarros até 2023

Quase 54 % dos cigarros ilícitos foram intercetados em países que fazem fronteira com a União Europeia, como a Turquia, os Emirados Árabes Unidos, o Montenegro e a Indonésia.

Em 2023, o Organismo Europeu de Luta Antifraude (OLAF) participou em várias operações internacionais contra o contrabando de tabaco, que resultaram na apreensão de 616 milhões de cigarros de contrabando, 140 toneladas de tabaco em rama e 6 toneladas de tabaco para cachimbo de água. Ville Itälä, Diretor-Geral do OLAF, sublinhou que:"estas apreensões evitaram prejuízos de mais de 150 milhões de euros para as receitas públicas da União Europeia".

O OLAF apreendeu cigarros ilícitos provenientes de uma produção ilícita que ascendeu a 140,6 milhões de unidades em 2023 na União Europeia. Quase 54% dos cigarros ilícitos foram interceptados nas fronteiras da União Europeia, em países como a Turquia, os Emirados Árabes Unidos, o Montenegro e a Indonésia.

Todas as operações que resultam em apreensões de tabaco ilícito contribuem para combater o contrabando e a produção ilícita de cigarros na UE, onde os traficantes tentam fragmentar os métodos de produção, com existências mais reduzidas de tabaco em rama ou de cigarros acabados, e tentam limitar as perdas causadas pelas rusgas e buscas policiais.

Os contrabandistas de tabaco operam frequentemente no âmbito de redes de tráfico internacionais, alterando rapidamente os seus modelos de negócio para se adaptarem aos desenvolvimentos em curso. Juntamente com os seus parceiros, o OLAF mantém-se constante nos seus esforços para analisar novas tendências e padrões.

Fora da União Europeia, os alertas do OLAF levaram à apreensão de 144,2 milhões de cigarros. Juntamente com os seus parceiros, mantém-se firme nos seus esforços para analisar novas tendências e padrões.

 

O OLAF e a sua luta contra o contrabando de tabaco

Os investigadores do OLAF cooperam estreitamente com as autoridades nacionais da UE e de países terceiros. Mantêm-se na vanguarda da evolução das tendências do tabaco ilícito e apoiam as autoridades nacionais na sua luta no terreno. As informações fornecidas pelos investigadores do OLAF conduzem frequentemente a rusgas, apreensões e ao desmantelamento de redes criminosas.

 

Com o contrabando #PERDAMOS TODOS

Se tiver conhecimento de um ponto de venda ilegal no país, pode denunciá-lo anonimamente na secção de denuncia do nosso sítio Web, sempre de forma anónima. Nós recebemos a denúncia e transmitimo-la às autoridades competentes.